MONITORAMENTO DAS MANCHETES DA IPIRANGA EM AGOSTO
Coluna do Leitor*
A partir da metodologia apresentada num site de estudos de mídia, conforme detalhado no Blog Corneta do RW, foram analisadas as capas (seus títulos e chamadas são a parte mais vista pelo público) dos principais jornais impressos na Ipiranga** e do Centro.
Para tentar responder à questão “o texto sob exame expressa alguma posição quanto ao assunto ou aos personagens mencionados? ”, quatro valências são atribuídas para os trechos estudados: positivas/favoráveis; negativas/contrárias; neutras/descritivas e ambivalentes/equilibradas.
As três primeiras são de compreensão mais imediata, e um exemplo pode ajudar a identificar o último caso, menos familiar ao nosso senso comum: “Grêmio perde na Arena, mas avança na Libertadores”, onde se percebe um equilíbrio entre referências negativas e positivas.
O período analisado foi o mês recém terminado, isto é, agosto/2018.
Ao longo do mês o Grêmio teve 10 (dez) datas de competições – 6 (seis) pelo Brasileirão; 2 (duas) pela Copa do Brasil e 2 (duas) pela Libertadores da América, enquanto o SCI atuou por 6 (seis) vezes, todas no Brasileirão.
No jornal mais antigo da Ipiranga, entre títulos e chamadas de capa sobre a dupla Grenal, foram encontradas 41 (quarenta e uma) ocorrências, com 54% de referências ao Imortal Tricolor e 46% ao SCI.
Apenas para apresentar uma comparação genérica, no periódico do Centro, no mesmo período, foram identificadas 45 (quarenta e cinco) manchetes e chamadas de capa sobre os dois clubes, praticamente na proporção invertida entre os dois clubes (56% – SCI).
Diferentemente do Centro (7% de notas negativas, todas em relação ao Grêmio), não foram classificadas nesta categoria quaisquer das citações registradas no diário da Ipiranga, sendo que 77% foram classificadas como neutras e outros 23% como textos ambivalentes, a respeito do Imortal.
O quadro abaixo resume a avaliação dos títulos e chamadas do jornal da Ipiranga em agosto.
Por oportuno, cabe assinalar que, das chamadas de capa avaliadas, 30% eram assinadas: quatro delas, ambivalentes em relação ao Imortal – e uma neutra sobre o SCI – entre um saquinho e outro de pipoca; uma positiva e outra ambivalente sobre o SCI, sobre a mesa de um pub do bairro de Tottenham, em Londres; e uma ambivalente, cujo alvo foi o Tricampeão da América, em meio a bocadas de salmão ao molho de maracujá.
Mário Antonio
*Texto de inteira responsabilidade do Leitor. Reprodução autorizada pelo autor.
**Ipiranga: (tupi) y: água ou rio + piranga: vermelho. Fonte: Dicionário Ilustrado Tupi Guarani