O Valor da Vitória e o da Derrota

Falta pouco para dizermos #DIAdeGRÊMIO…

Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez de 1985 até 2000, uma vez disse:

“A primeira vez que sofremos um xeque-mate apesar da nossa superioridade material aprendemos uma importante lição. O valor do rei acaba sempre por se sobrepor a tudo o resto no tabuleiro, e o nosso sistema de valores começa a ajustar-se. Percebemos então que existem outros fatores que podem ainda ser mais importantes.”

A derrota para o Palmeiras na penúltima rodada serve para o Grêmio de Renato como a lição que o Grande-Mestre enxadrista referiu acima. A superioridade material não é um fim em si, mas um meio para atingir a vitória. Se a vitória serve para nos motivar, para unir o grupo de jogadores e torcida, a derrota também deve ser utilizada como forma de transformação positiva, de ajustar-se à uma nova realidade, trazida pelos adversários.

Kasparov também diz:

“Todos nós temos ligações especiais a certos bens que têm pouco que ver com o seu valor objetivo. Esses laços sentimentais podem distorcer consideravelmente a nossa capacidade de avaliação, quase sempre de forma potencialmente perigosa. Quando era criança, a minha peça preferida era o bispo, por nenhuma razão em especial de que me consiga lembrar. Mesmo nos meus primeiros jogos, acreditava piamente no poder do bispo, e evitava a todo o custo perdê-lo, um hábito que muitas vezes se revelou negativo. Outros jogadores principiantes podem sentir-se atraídos pela capacidade rara de saltar do cavalo ou então, em vez disso, ganhar medo a esta tão imprevisível peça.”

No Grêmio na parada para a Copa do Mundo, temos uma conjugação especial de fatores. Temos posições favoráveis em todas competições que disputamos, e temos lições preciosas dos nossos tropeços. Conjugado com tempo para tratar as feridas, descansar e treinar, potencialmente podemos voltar imbatíveis para o segundo semestre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: