O Mês da Ansiedade

Esse período de início de ano é previsível. A IVI age de forma bem pouco responsável, cornetando os gremistas e insuflando a ala corneteira da torcida, prá ver o circo pegar fogo. Não precisa nem ter coerência, se o time usa uma prática a imprensa reclama e diz que a boa é a outra… que não por acaso em geral é a adotada pelo colorado.

A atitude pedida pela imprensa é a de exigir grandes nomes, daqueles de lotar aeroporto? Não necessariamente… Em 2013 essa foi a estratégia do Grêmio, grandes contratações para sair da fila de títulos na Libertadores, atender as indicações do então técnico Wanderley Luxemburgo e contratar jogadores caros. Agindo assim foi elogiado pela nobre imprensa gaúcha? Não, bem pelo contrário… nessa época apareceu um surpreendente discurso contra o esbanjamento, reclamando da elitização do futebol, pedindo uma volta às raízes… exatamente como o colorado vinha fazendo. Curiosamente quando o jogo se inverteu e o colorado fez grandes contratações em 2014 e (principalmente) 2015 isso foi considerado uma coisa positiva, pois o torcedor não torcia pro extrato bancário do time e sim por vitórias… claro…

Não é que sejamos chapa branca, ou contra gremistas que querem o melhor para o seu time, sabemos diferenciar corneteiros bem intencionados dos casos perdidos. O negócio é que sabemos como o time vem agindo nos últimos anos. Calma, serenidade, esperar pelo momento certo para dar o bote e fazer a contratação… entendemos que a seca de 15 anos deixou suas marcas, sentidas na ansiedade de parte da torcida. Mas não custa lembrar que, historicamente, o Grêmio não é um time de contratações de lotar aeroporto. Bem pelo contrário, prefere recuperar jogadores, contratar jogadores em baixa para fazê-los focar em suas carreiras e se valorizar enquanto estão por aqui. Dá certo sempre… não… mas quando funciona é uma maravilha. Ou alguém esqueceu daquele ataque de refugos do Flamengo e do Vasco, formado por Paulo Nunes e Jardel? Os dois chegaram aqui com suas respectivas torcidas comemorando que seus times estavam se livrando deles…

Ainda existe a desconfiança (eu diria quase certeza, mas vamos lá…) que a IVI, esse ano, esteja tentando fazer uma cortina de fumaça para esquecermos que o nosso querido rival está sob investigação. Ninguém que viveu a época esqueceu dos escândalos da ISL, como as páginas esportivas e policiais ficavam dias e dias falando no assunto… e agora o assunto sumiu, depois de aparecer durante um par de dias com algum destaque. Ficam especulando sobre os negócios tricolores, cornetando os jogadores que chegam, chamando de desmanche quando algum gremista é vendido… não dá prá ir na onda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.