MONITORAMENTO DAS MANCHETES DA IPIRANGA EM AGOSTO

Coluna do Leitor*

A partir da metodologia apresentada num site de estudos de mídia, conforme detalhado no Blog Corneta do RW, foram analisadas as capas (seus títulos e chamadas são a parte mais vista pelo público) dos principais jornais impressos na Ipiranga** e do Centro.

Para tentar responder à questão “o texto sob exame expressa alguma posição quanto ao assunto ou aos personagens mencionados? ”, quatro valências são atribuídas para os trechos estudados: positivas/favoráveis; negativas/contrárias; neutras/descritivas e ambivalentes/equilibradas.

As três primeiras são de compreensão mais imediata, e um exemplo pode ajudar a identificar o último caso, menos familiar ao nosso senso comum: “Grêmio perde na Arena, mas avança na Libertadores”, onde se percebe um equilíbrio entre referências negativas e positivas.

O período analisado foi o mês recém terminado, isto é, agosto/2018.

Ao longo do mês o Grêmio teve 10 (dez) datas de competições – 6 (seis) pelo Brasileirão; 2 (duas) pela Copa do Brasil e 2 (duas) pela Libertadores da América, enquanto o SCI atuou por 6 (seis) vezes, todas no Brasileirão.

No jornal mais antigo da Ipiranga, entre títulos e chamadas de capa sobre a dupla Grenal, foram encontradas 41 (quarenta e uma) ocorrências, com 54% de referências ao Imortal Tricolor e 46% ao SCI.

Apenas para apresentar uma comparação genérica, no periódico do Centro, no mesmo período, foram identificadas 45 (quarenta e cinco) manchetes e chamadas de capa sobre os dois clubes, praticamente na proporção invertida entre os dois clubes (56% – SCI).

Diferentemente do Centro (7% de notas negativas, todas em relação ao Grêmio), não foram classificadas nesta categoria quaisquer das citações registradas no diário da Ipiranga, sendo que 77% foram classificadas como neutras e outros 23% como textos ambivalentes, a respeito do Imortal.

O quadro abaixo resume a avaliação dos títulos e chamadas do jornal da Ipiranga em agosto.

 

Por oportuno, cabe assinalar que, das chamadas de capa avaliadas, 30% eram assinadas: quatro delas, ambivalentes em relação ao Imortal – e uma neutra sobre o SCI – entre um saquinho e outro de pipoca; uma positiva e outra ambivalente sobre o SCI, sobre a mesa de um pub do bairro de Tottenham, em Londres; e uma ambivalente, cujo alvo foi o Tricampeão da América, em meio a bocadas de salmão ao molho de maracujá.

Mário Antonio

*Texto de inteira responsabilidade do Leitor. Reprodução autorizada pelo autor.

**Ipiranga: (tupi) y: água ou rio + piranga: vermelho. Fonte: Dicionário Ilustrado Tupi Guarani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: