Justinos

Poucas coisas me irritam mais que os justinos.

Sei, Gremistas não deviam brigar com gremistas, torcemos todos para o mesmo time, a alegria dos outros gremistas é a minha alegria… mas aí tá o problema, muitas vezes dá a impressão que os justinos não torcem para o mesmo time, que eles torcem para o fracasso do Grêmio para suas teses serem confirmadas, e eles possam ficar zurrando ‘eu avisei, eu avisei’…

O termo nasceu, ou pelo menos foi popularizado, antes do jogo do Grêmio com o Sport na Arena. Os torcedores viram que caso o Sport ganhasse o time recifense dificilmente seria rebaixado… e começou a sugerir que nosso tricolor entregasse o jogo. Como, aliás, os vermelhos já fizeram várias vezes com a gente. Alguns não acharam muita graça na ideia, acham que o time deve jogar sempre prá ganhar… e outros se exaltaram e tiveram verdadeiros chiliques, que era prá jogar prá ganhar, que se isso ajudasse o colorado azar. Esses chiliques continuaram depois do jogo, quando o time perdeu de 3 a 0, contribuindo para o rebaixamento colorado algumas rodadas depois. Eles pareciam mais brabos que a imprensa colorada, que fez o seu papel de querer crise no Grêmio e pedir a cabeça de Renato pela vigésima vez.

A linha entre os corneteiros e os justinos é muito tênue. Todos que frequentam estádio já conheceram um legítimo corneteiro, que fica o jogo inteiro reclamando, chingando os jogadores do time. Isso é normal, num jogo de futebol não dá prá pedir racionalidade. Os 15 anos sem títulos também alimentaram aqueles torcedores que achavam que tudo estava sempre errado. Não é difícil entender de onde vem isso, no meio daquela nuvem negra tinha horas que parecia que aquela ronha ia durar prá sempre. O que diferencia gremistas desiludidos e/ou pessimistas dos justinos é que estes parecem gostar desse momento ruim. De longe (e de perto) parecem mais torcedores colorados que gremistas. Acreditam nas mentiras da IVI, passam a achar que tudo está certo do lado de lá, pedem para sermos como os colorados. Quantas vezes eu vi gremistas pedindo prá adotarmos ‘o modelo colorado’, mesmo quando o barco começou a afundar por lá e ficava claro que estávamos agindo certo?

Boa parte da justinaria está na imprensa. Por algum motivo os colorados na crônica esportiva podem atuar à vontade, torcer pelo seu time, cornetar o Grêmio, debochar de sua torcida e ainda seguir sendo chamados de isentos. Já os Gremistas… esses tem que mostrar toda hora que são isentos. A maneira de provar isso é puxar o saco do colorado e detonar o Grêmio. Tem alguns que perdem a medida. Um certo comentarista da IVI da Azenha, sempre lembrado por sua barba de bode, tornou-se o mais colorado dos colorados. Detona o Grêmio o tempo inteiro e fica cantando as glórias coloradas incessantemente. Há vários relatos que seria gremistas… mas quem lê sua coluna não consegue acreditar nisto.

Cada um tem o seu justino de estimação. O meu é amigão do nosso querido Blablalho, cliente de seus churrascos de costela e chopps cremosos. Tem até um artigo sobre isso. Se orgulha de ter impedido um rebaixamento colorado, ligando para seu amigo para alertar-lhe dos riscos de uma ação na justiça. Uma de suas maiores façanhas foi em 2015: o Grêmio começou o campeonato bem, ganhando alguns jogos seguidos. Nada. Daí teve um jogo com o São Paulo e perder, tomou dois a zero e podia ter sido uma goleada. Acontece. O cidadão desancou o time, o treinador, fez terra arrasada, disse que bons mesmos eram os colorados, que tinha inveja dos jogadores colorados, que eram muito melhores, que eram machos de verdade. Um legítimo ataque de fúria. O que aconteceu logo depois? O grenal dos 5 a 0… ele escreveu alguma coisa? Nada. Passa a impressão de gostar das tragédias gremistas, quando pode ficar chorando e se lamentando, do que das vitórias. Por sinal, quem são os ídolos esportivos desse ‘gremista’? Figueroa, Falcão, Fernandão, Dalessandro e seu amigo Blablalho. Ah, mas ele diz que gosta de esporte e de ver bons jogadores…

Quem será?

PS: Vendo o Jornal do Almoço descubro que o Grêmio perder o primeiro jogo dos titulares no Gauchão, com o time fora de ritmo e perdendo vários gols por afobação e preciosismo, é crime inafiançável. Com três pênaltis não dados a favor do time e um duvidoso contra? Não interessa… time grande tem que passar por cima disso. Mas o colorado perder o jogo com os titulares (se o jogador tá suspenso/poupado quem joga no lugar dele é titular prá mim, pelo menos naquele momento), tomando um passeio do Brasil de Pelotas? Culpa do juiz, que foi ‘muito rigoroso’ a expulsar um anjinho colorado que deu um tabefe no jogador pelotense. ‘Time grande passa por cima disso’, ‘não é prá ficar culpando a arbitragem’, ‘é uma vergonha perder de um time do interior’? Só vale pro Grêmio. E querem que eu leve esse Gauchão e essa imprensa vermelha a sério…

4 comentários em “Justinos

  • 6 de fevereiro de 2018 em 08:23
    Permalink

    Ei Belarmindo, que tipo de gremista vc é ???

    Pra mim esse papo de gremistas justinos, gremistas ananases, gremistas urubus, gremistas pessimistas é CHATO CHATO CHATO….

    Tantas coisas para escrever sobre o time e ficam nessa lenga-lenga de rotular torcedores.

    A desculpa o desabafo.
    Att. Pedro de Lara

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2018 em 13:07
    Permalink

    Grande Belarmindo, você descreveu aí o pensamento do Copião de Tudo sobre o Pedro de Lara & Cia de urubus na ”íntegra” e o abobado não gostou, e já se manifestou, que tiro bem no alvo, hein ….. parabéns ”outra vez”. (kkkkk)

    Concordo contigo, pois existem gremistas abacaxis, justinos, texanos, urubus, pessimistas, viúvas do Roger, anti-Renato e tem aqueles que por absoluta fraqueza seguem a cartilha da ”IVI” e se tornam anti-Romildo e anti-Grêmio porque vivem defendendo ”suas teses” para comprovar o que dizem, e só se ferram, mas para esses babacas 15 anos foram muito pouco e essa fase já passou.
    Como eu me divirto com tudo isso, e eles nem percebem ….. siga la pelota ….. que fase ….. oremos.

    Resposta
    • 7 de fevereiro de 2018 em 04:57
      Permalink

      Esqueceu de citar os gremistas chapa branca e os piolhos de dirigentes, esses sim são podres pois são pagos pra isso!!!!!
      E parece ironia mas vivem reclamando que a imprensa esportiva recebe seus presentinhos hahahaha

      Resposta
      • 7 de fevereiro de 2018 em 12:56
        Permalink

        Te acalma aí, Peixoto de Lara Coelho, sempre fui bom ”de alvo” ….. (kkkkk)

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: