Drops do Hospício – Brasil 2 x 0 Costa Rica

Vencemos.

Mas não convencemos. Fomos abrir o placar já nos descontos, aos 45 do 2o tempo com Coutinho novamente (o nome do Brasil até aqui), e fechando aos 52 com Neymar após assistência do Douglas Costa.
Douglas Costa entrou e mudou a seleção pra melhor, muito melhor. Ele e Firmino não podem ser bancos neste time. São os únicos dois do mesmo nível ou superiores aos titulares, os demais ficam bem abaixo e não temos alternativas para mudanças táticas.

Dominamos o jogo, rondamos a área adversária, acertamos a trave, tivemos algumas conclusões. A Costa Rica visivelmente cansou e aproveitamos isto também. Nosso meio de campo é lento e previsível. Nossas saídas são burocráticas e não temos ninguém para quebrar as linhas de marcação adversária. Perdemos infiltração.

Douglas Costa, aberto na direita, com velocidade, vitória pessoal e desassombro mudou o jogo. Começamos a avançar pela direita e conseguir chegar. Firmino, de extrema inteligência em campo consegue se infiltrar, puxar a marcação e concluir ou abrir espaço para chegada de alguém. Que tenham entrado pra ficar entre os titulares.

A Seleção tem simpatia mundial. Encontramos fãs da Canarinho espalhados aos 4 cantos do mundo pelo encantamento do nosso futebol. Mas a tentativa constante de ludibriar a arbitragem começa a pegar mal. O jogador brasileiro ao invés de tentar a jogada ou conclusão prefere tentar enganar e levar vantagem consistentemente. O pênalti (eu tampouco daria) é isto. Até houve o toque mas insuficiente para o teatro da queda. E tem sido assim em vários lances. Não que Neymar não apanhe. Apanha e muito. Mas o exagero em forçar a barra acaba comprometendo em outros lances que são relevados pela arbitragem.

Olhando este rodízio de capitães, fica claro que nos falta um líder, alguém que comande a equipe, tenha imposição e espírito de liderança. Que encoste no Neymar e diga: vai lá e joga o que tu sabes. Sem enfeite, exageros. Tu tem futebol e a equipe depende de ti. Joga pro time e não pro teu espetáculo particular. Esta copa pode ser tua. Mas não sozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: