A COPA, A SELEÇÃO E EU

Sou entusiasta da Copa do Mundo.

Do festerê, comunhão de nações, povos diferentes interagindo em clima de paz, respeito, futebol, muito futebol e em teoria os melhores jogadores do planeta, mas tenho ficado um tanto reticente e isento quanto a seleção. Mesmo a seleção nunca tendo sido uma paixão, nem perto do que sinto pelo Grêmio, me empolgava com ela neste período de Copa e ufanismos.

Convocações, escolhas duvidosas, explicações que não satifazem, apesar do bom momento do time nas mãos do Tite. Sei lá, algo não dá clique com esta seleção. Não consigo me identificar. Não há referência, nem amistosos preparatórios disputaram no país (aliás, raros jogadores ainda jogam aqui). Tem ainda a CBF, que bem, é a CBF com seus presidentes presos ou impedidos de sair do país por corrupção, a pataquada da votação do Coronel Nunes escancarando ao mundo a grosseira falta de compromisso e senso de coletivo brasileiro de forma geral. Tem a situação do Brasil que tá… Tá né?! Acho que esta conjunção toda arrefeceu minha empolgação com a seleção.

E veio a estreia do Brasil, Eu, de calça jeans e moletom preto chego pra minha filha menor pouco antes do jogo, pois íamos assistir na casa dos dindos dela, e a vejo de cara pintada de verde-amarelo, tiara do Brasil na cabeça, camiseta amarela e calça azul. Ela me olha e pergunta: pai, cadê tua bandeira do Brasil? Morei no exterior 6 anos e sempre carreguei comigo uma bandeira oficial do país. Pois nem isto tinha me animado a fazer. Chegamos nos dindos dela, bandeirinhas no teto, cachorro quente, pipoca, enfeites verde-amarelo, cornetas, matracas…

Olhei pra ela e me dei conta que é Copa. Que é festa. Que o ranço com toda situação do país é meu. Certa ela em curtir este momento. Ela é muito nova pra viver esta desesperança. Me abracei numa bandeira e coloquei um chapéu verde com peruca amarela. Avante Brasil!!! Mesmo que eu não tenha bem certeza pra onde, a minha filha merece a empolgação. Salve a seleção…

Saudações tricolores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: