9MESES DO 9LETTO – A SEMANA QUE PROVOU A PODRIDÃO DO FUTEBOL

Mais uma vez a história se repete. Como acontecia antes do 9letto na CBF, em uma mesma semana somos escandalosamente furtados e eles vergonhosamente beneficiados pela arbitragem.
Isso acontecia desde a Segunda Guerra Mundial, eu sei. Mas não com tamanha cara-de-pau. Aliás, o futebol deu-se ao luxo de imitar o seu país. Os Europeus, modelo de gestão em geral, raramente vê-se isso. Se acontece, ao menos disfarçam, e posteriormente investigam e punem (vide Juventus, que chegou a ser rebaixada devido a escândalos envolvendo integrantes de sua agremiação). Os milionários Americanos fazem seu Soccer transcorrer com poucos percalços. Mas o Brasil, cada dia mais me envergonho. Ou melhor, desanimo.
Vendo cenas como as dessa semana, penso seriamente em desistir do futebol. Obtive um suado Bacharelado em Ed. Física com o sonho de um dia trabalhar com esportes…e francamente tenho vontade de rasgar meu diploma.
A coisa ficou tão mecanizada pra beneficiar sempre o mesmo que no bolão que participo apostei 1×0 pro Binter. Há uma seção “palpite extra”, onde escolhe-se um jogador que fará gol na rodada. Perguntei pro administrador se poderia substituir por “com pênalti roubado”. Recebi um “não”. Teria 3 pontos a mais agora. Que pena.
Estou com pouca vontade de falar em futebol, mas precisava expressar o que penso. Se não fosse esse amor incondicional que nutro pelo Grêmio, me dedicaria a qualquer outra coisa.
2019 está me mostrando o quão podre é o mundo do esporte que acalentou meus sonhos de criança, que parecia ter voltado ao normal, e que 9letto conseguiu estraçalhar em menos de 9meses. E pra completar minha contrariedade, vejo centenas de milhares de “torcedores” tendo seus cérebros lavados pela IVI e pelos justinos metidos a jornalistas e torcedores sopinha de pacote, esbravejando contra tudo e todos dentro do Grêmio e exaltando as “qualidades” dos da beira do lago (que a propósito, ainda não ganharam nada). “Ah, mas parem de chorar, não é só arbitragem, há um todo, arbiragem e só um detalhe!” dizem…Sim, assim como uma lâmpada é só um detalhe dentro de uma instalação. Mas faz todo o restante, não compra a lâmpada e tenta iluminar um ambiente. Não dá né?
Por fim, quero lembrar que ano passado houve uma avalanche de erros de arbitragem a favor dos vermelhos. Imaginei que esse ano, com o tal VAR a cena mudaria. Amarga ilusão, só piorou o que já estava uma porcaria. Com a chancela da CBF, que nada tem feito a respeito dos subsequentes “erros humanos e eletrônicos”. Enfim, esse é apenas o primeiro ano de 9letto na CBF e Sonda no patrocínio. Já está assim. Está claro? Com a lâmpada sim.
Oremos.

Foto: João Guilherme/Grêmio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: